- Advogando para o 'diabo'
"Dias atrás fomos até a pracinha do meu bairro - eu, minha esposa e filha - depois do lanche, resolvemos dar um tempo por alí. Sentamos em frente ao bar mais badalado da praça.."
O som ligado tocava Wesley Safadão ("WS") ou Xand (Avião). Não soube distinguir qual deles era naquele momento (e não vem ao caso agora). O repertório - até aquele instante - era todo Sertanejo, e os clientes estavam adorando. Sabiam de cor e salteado as letras, cantavam junto..
Ao incluir canções sertanejas em seus repertórios, as bandas de forró alimentam ainda mais a supremacia do sertanejo no país. O pior é que se não tocar, o povo vai chiar!
A pernambucana Saia de Renda (predominantemente romântica) se viu obrigada a tocar a música "Muriçoca" (improvisar, na verdade, já que ela não estava no repertório) a pedido do povo que foi ver o show da banda dia 31 (Réveillon) numa pequena cidade do Piauí.
Quando Mara Pavanelly optou por seguir carreia solo, chegou a dizer que agora seria do 'seu jeito'.
Muitos (inclusive eu) achamos que veríamos aquela Pavanelly da Tropikália. Todavia, mesmo que ela quisesse, o marcado não deixaria, porque o povo preferiu a Mara da Furacão do Forró!
Tony Guerra prometeu um Forró Sacode romântica. Não cumpriu e nem vai.. seu mais novo sucesso "Shineray" é na verdade um comercial gratuito (incluindo o valor de mercado) das populares (motos) cinquentinhas e por mais sem noção que seja a música, o povo abraçou.
Músicas como; Parará Tibum e Posição da Peppa Pig, maculam histórias infantis, mas o povo - ao invés de censurar - aceita. Pedem nos shows, obrigando cantores do naipe de Walquíria Santos a cantá-las, mesmo que no fundo não queiram.
A grande verdade é que - em última análise - a culpa disso tudo recai sobre quem tem o poder da escolha, não necessariamente quem produz. Sendo assim, enquanto o POVO (o grande público pagador) continuar abençoando esse tipo de coisa, o forró continuará na periferia dos ritmos nacionais, e, aqueles que produzem (e/ou os que promovem) um forró com mais qualidade poderão facilmente ser taxados de "Exército de 300".
@lulaforrozeiro | Equipe Círculo de Forró